O que não pode falta em um Teaser de M&A

6 dicas práticas para um Teaser de M&A matador

Uma transação de M&A envolve uma série de documentos específicos, entre eles o Teaser. 

Inclusive, a primeira interação com os possíveis investidores acontece a partir de um Teaser no formato “Blind”, ou seja, mantendo o nome da empresa em anonimato.

A função do Blind Teaser é despertar o interesse do investidor em saber mais sobre a empresa em questão. Para isso, ele precisa destacar os pontos fortes e transmitir profissionalismo, além de manter o sigilo necessário que este tipo de transação exige. 

Abaixo, reuni 6 dicas para a preparação de um Teaser de M&A eficiente. 

  • Forneça dados claros sobre a empresa

O Teaser deve conter as seguintes informações:

  • setor de atuação
  • ano de fundação
  • descrição dos produtos/serviços
  • canais de distribuição
  • fontes de receita
  • informações financeiras dos últimos 3 anos, incluindo receita bruta, líquida, ebitda e endividamento
  • informações gerais sobre os executivos. 
  • Objetivos da Transação

Os sócios buscam vender 100% do negócio ou trata-se de uma venda de participação com viés minoritário? Ou ainda o objetivo é uma captação buscando fazer a companhia crescer de forma acelerada?

O investidor precisa ter clareza do tipo de transação que você busca para entender se os interesses são compatíveis e assim decidir avançar na análise da oportunidade

  • O material deve ser profissional e direto

Além de funcional, um bom Teaser precisa ser atraente e transmitir profissionalismo. 

É importante escolher bem a fonte, o layout e usar uma linguagem profissional, evitando adjetivos exagerados e cores extravagantes. 

Da mesma forma, evite floreios desnecessários, a ideia aqui é ser claro e direto ao ponto.

  • Certifique-se da veracidade das informações

Incluir informações erradas ou falsas é  o caminho mais rápido para perder a credibilidade perante o investidor. 

Um processo de M&A possui diversas fases, incluindo uma auditoria minuciosa dos documentos e números da empresa. Ao longo desse caminho, dados controversos são facilmente descobertos e, certamente colocam a negociação em risco.

Imagina, ver a venda “afundar” depois de ter dedicado horas de trabalho… Com certeza, é algo bem frustrante.   

  • Seja conciso

Os investidores analisam centenas de oportunidades de aquisição a cada ano. Não espere que eles dediquem seu tempo para refletir sobre a empresa ou tentar entender quem é o público alvo, por exemplo. 

Um bom Teaser não passa de uma 1 página, por isso é fundamental garantir que cada palavra agregue valor. 

  • Mantenha o Sigilo

Após incluir todas as informações essenciais para despertar o interesse do possível investidor, lembre-se da importância de manter o anonimato da empresa. 

A princípio isso pode parecer simples, mas na prática investidores são grandes conhecedores dos setores onde atuam, logo as informações muito específicas podem acabar entregando a identidade da companhia. 

Garanta que o sigilo seja preservado até que haja a assinatura efetiva de um termo de confidencialidade (NDA).

O sucesso do M&A depende de inúmeros fatores, mas inevitavelmente, começa com a elaboração de um bom Teaser. Ter um processo estruturado e materiais bem feitos, aumenta consideravelmente suas chances com o investidor.

Também é crucial se preparar para o Pitch, o momento de estar cara a cara com o investidor. Essa parte da transação é tão desafiadora que o nosso CEO, João Vitor Carminatti, escreveu o Guia Pitch Para Investidor: A Arte de Contar Histórias. 

Clique aqui para baixar o seu e se preparar para mais essa etapa. 

Autor

Anderson Rostirolla

Anderson Rostirolla

Head de Revenue da Stark. Mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, 8 anos atuando em Fusões e Aquisições (M&A) e Soluções Financeiras de Crédito Estruturado para médias e grandes empresas.

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