Uma transação de M&A envolve uma série de documentos específicos, entre eles o Teaser.
Inclusive, a primeira interação com os possíveis investidores acontece a partir de um Teaser no formato “Blind”, ou seja, mantendo o nome da empresa em anonimato.
A função do Blind Teaser é despertar o interesse do investidor em saber mais sobre a empresa em questão. Para isso, ele precisa destacar os pontos fortes e transmitir profissionalismo, além de manter o sigilo necessário que este tipo de transação exige.
Abaixo, reuni 6 dicas para a preparação de um Teaser de M&A eficiente.
- Forneça dados claros sobre a empresa
O Teaser deve conter as seguintes informações:
- setor de atuação
- ano de fundação
- descrição dos produtos/serviços
- canais de distribuição
- fontes de receita
- informações financeiras dos últimos 3 anos, incluindo receita bruta, líquida, ebitda e endividamento
- informações gerais sobre os executivos.
- Objetivos da Transação
Os sócios buscam vender 100% do negócio ou trata-se de uma venda de participação com viés minoritário? Ou ainda o objetivo é uma captação buscando fazer a companhia crescer de forma acelerada?
O investidor precisa ter clareza do tipo de transação que você busca para entender se os interesses são compatíveis e assim decidir avançar na análise da oportunidade
- O material deve ser profissional e direto
Além de funcional, um bom Teaser precisa ser atraente e transmitir profissionalismo.
É importante escolher bem a fonte, o layout e usar uma linguagem profissional, evitando adjetivos exagerados e cores extravagantes.
Da mesma forma, evite floreios desnecessários, a ideia aqui é ser claro e direto ao ponto.
- Certifique-se da veracidade das informações
Incluir informações erradas ou falsas é o caminho mais rápido para perder a credibilidade perante o investidor.
Um processo de M&A possui diversas fases, incluindo uma auditoria minuciosa dos documentos e números da empresa. Ao longo desse caminho, dados controversos são facilmente descobertos e, certamente colocam a negociação em risco.
Imagina, ver a venda “afundar” depois de ter dedicado horas de trabalho… Com certeza, é algo bem frustrante.
- Seja conciso
Os investidores analisam centenas de oportunidades de aquisição a cada ano. Não espere que eles dediquem seu tempo para refletir sobre a empresa ou tentar entender quem é o público alvo, por exemplo.
Um bom Teaser não passa de uma 1 página, por isso é fundamental garantir que cada palavra agregue valor.
- Mantenha o Sigilo
Após incluir todas as informações essenciais para despertar o interesse do possível investidor, lembre-se da importância de manter o anonimato da empresa.
A princípio isso pode parecer simples, mas na prática investidores são grandes conhecedores dos setores onde atuam, logo as informações muito específicas podem acabar entregando a identidade da companhia.
Garanta que o sigilo seja preservado até que haja a assinatura efetiva de um termo de confidencialidade (NDA).
O sucesso do M&A depende de inúmeros fatores, mas inevitavelmente, começa com a elaboração de um bom Teaser. Ter um processo estruturado e materiais bem feitos, aumenta consideravelmente suas chances com o investidor.
Também é crucial se preparar para o Pitch, o momento de estar cara a cara com o investidor. Essa parte da transação é tão desafiadora que o nosso CEO, João Vitor Carminatti, escreveu o Guia Pitch Para Investidor: A Arte de Contar Histórias.
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